terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Kilão já está com o Doutor

Segundo informações vazadas do Gabinete do Prefeito, o jovem Vereador eleito Aquilis de Tatá (PSC), já está com o grupo do atual Prefeito Antônio Sobrinho (PP) e também irá votar nos Presidentes da Câmara do Doutor para os 2 Biênios. 

Aquilis estava sendo muito assediado mas estaria fazendo muitas exigências e fontes nos asseguraram que o Doutor não atenderia as exigências do Jovem Vereador eleito, onde uma das exigências de Aquilis seria cargos para seus aliados, mas que o Gestor não daria empregos a quem não votou nele. Ainda segundo apurado, O atual chefe de Gabinete e Vereador eleito Fernando de Fortunato (PP) teve uma conversa pessoal com Aquilis e o convenceu a ir para a situação.

O próximo a ser assediado será Marcelo de Manelzinho (PDT), qual será o seu preço? será que vai ser mais 1 a ir pra o lado do Doutor? irá ficar alguém na oposição junto com Marilene Coutinho (PL)?


Posse dos Eleitos acontece nesta Sexta no Cantinho do Saber



O Presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Claudio Lúcio Barbosa (PP), informa que a cerimônia de posse dos eleitos e reeleitos acontecerá no dia 1º de Janeiro às 18:00hs no Ginásio do Cantinho do Saber.

também já acontecerá Sexta a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o primeiro Biênio 2021/2022.

Claudio avisa ainda que as portas estarão fechadas para o público, comparecendo no evento apenas pessoas autorizadas e que seguirá todas as normas de controle em relação ao Covid-19.



 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Aumento na taxa de Iluminação Pública Alagoa-grandense?

Segundo informes de fontes seguras, amanhã terça-feira (29), será votado na Câmara Municipal de Alagoa Grande, um aumento na taxa de iluminação pública da população.

Segundo um documento que vem circulando no Município, esse aumento mandado pelo Gestor Municipal varia podendo chegar a 12%.

Ainda segundo apurado foi convocado uma sessão extraordinária às 10 horas da manhã desta terça-feira (29).

Vamos ver se essa sessão se concretiza e em se concretizando quem são os Vereadores que irão ser contra o povo Alagoa-grandense mais uma vez.




quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Paraíba deve começar vacinação contra Covid-19 em fevereiro, diz SES

Secretário da Saúde falou que primeiro lote da vacina chegará à Paraíba em janeiro


O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, disse, à TV Correio, que a vacina contra a Covid-19 chegará à Paraíba em janeiro. O início da imunização é previsto para fevereiro. 

“Já existe um aceno do Ministério da Saúde de que no dia 21 de janeiro nós teremos no estado o primeiro lote de vacina e em fevereiro estaremos iniciando a vacinação”, falou o secretário.

Inicialmente, serão imunizados contra o novo coronavírus os profissionais de saúde, as pessoas com mais 60 anos que residem em abrigos e os idosos com mais de 75 anos.

A Paraíba contabiliza, até o momento, 161.539 casos confirmados de Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico é de 49%. Em todo o estado, 3.573 morreram em decorrência da doença.

Fonte: Portal Correio


segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Sobe para quatro o número de candidatos pela oposição para disputar o governo da Paraíba em 2022; saiba quem são

Sobe para quatro o número de candidatos pela oposição para disputar o governo da Paraíba em 2022. Inicialmente o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), havia manifestado publicamente o desejo de disputar o Governo do Estado na sucessão do governador João Azevedo.

Romero adiantou que vai reservar parte de 2021 para percorrer os diversos municípios paraibanos, com foco na Capital João Pessoa, como forma de pavimentar a sua candidatura ao Palácio da Redenção.

Além de Romero, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PV), e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), também manifestaram o desejo de postular a chefia do Executivo paraibano em 2022.

Em recente entrevista, Luciano Cartaxo afirmou que passará os próximos dois anos estudando e se qualificando para acumular conhecimento, visando o pleito eleitoral ao Executivo estadual.

Neste final de semana foi a vez do deputado estadual Cabo Gilberto, revelar as suas pretensões para as eleições de 2022. Em entrevista na Capital, o parlamentar afirmou que, caso tenha o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, irá disputar a vaga para governador do Estado, pelo partido Aliança pelo Brasil.

“Se o presidente me apoiar 100% eu topo na hora. Quem gosta de missão sou eu. Se pro ventura houver essa decisão teremos sim chapa completa com governador, vice-governador, senador, primeiro suplente, segundo suplente, 72 deputados estaduais e 24 candidatos a deputados federais. Agora, obviamente se tiver uma conjuntura e o presidente da República converse com sua base aliada aqui e diga que teremos que apoiar outro nome para governador eu terei que cumprir os desígnios do presidente”, afirmou.

Apesar de aguardar o apoio de Bolsonaro para se candidatar a governador, Cabo Gilberto afirmou que está eleito não porque o presidente pediu voto para ele, mas devido o apoio dos familiares e da Polícia Militar.

“Hoje eu sou deputado estadual, mas o presidente não fez nenhum vídeo pra mim, até porque não o conhecia pessoalmente, por estar eleito eu agradeço a Polícia Militar aos familiares que me elegeram, mas em 2022 teremos muitos votos da base do presidente. Teremos sim, da minha vontade lançar uma chapa completa do Aliança pelo Brasil”, explicou.

PB Agora

Joe Biden se vacina contra covid-19 nos Estados Unidos

A imunização do presidente eleito foi transmitida ao vivo como parte da campanha de incentivo à vacinação no país. Ele tomou a vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

Depois da imunização, Biden afirmou: "Isso dá muita esperança. Estou fazendo isso para que pessoas se sintam seguras para tomar a vacina, na vez delas. Tomei a vacina agora, minha mulher Jill tomou vacina mais cedo e ela adorou, eu também!".

Os Estados Unidos aprovaram o uso emergencial de duas vacinas contra o novo coronavírus: a da Pfizer e da Moderna.

Biden pediu que a população continue seguindo as recomendações de distanciamento social e evite viajar no fim do ano: 

"Isso é só o começo. Nós estamos conseguindo as vacinas, a vacina da Moderna também está a caminho, mas vai levar tempo. Enquanto isso, não quero parecer ácido, mas as pessoas precisam ouvir os especialistas.

" Mike Pence, o vice-presidente de Donald Trump, recebeu a primeira dose da vacina na sexta-feira. E comentou: "Não senti nada".

Fonte: UOL

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Ajude Ivonete

"Me chamo Ivonete, tenho 53 anos e estou a quase dois anos lutando contra o câncer. Tudo começou com um sarcoma na minha perna direta, devido a gravidade os médicos acharam melhor amputar. 

A cirurgia foi um sucesso mas passados 4 meses após a operação o tumor apareceu novamente na região inguinal. Fiz quimioterapia ele diminuiu significativamente de tamanho mas logo após alguns meses cresceu novamente só que para fora, então parti para radioterapia. 

Terminadas as sessões o tumor não diminuiu e continua pra fora. Agora preciso de mais sessões de quimioterapia porém o medicamento está em falta no hospital filantrópico em que faço o tratamento, sem previsão de chegada. 

Por isso venho aqui pedir a sua ajuda, preciso dessa quimioterapia urgente, afinal o câncer não espera. Cada sessão custa entre 800 e 1200 reais. Com ajuda de familiares e amigos consegui a primeira sessão, agora só faltam mais 5. conto com a sua colaboração. Qualquer ajuda é bem vinda".

Ivonete é natural de Alagoa Grande e hoje mora em João Pessoa. A família veio através do Blog Alagoa Grande Em Foco pedir essa ajuda. Abaixo segue o link da Vaquinha Virtual para você ajudar Ivonete.

CLICK AQUI PARA AJUDAR IVONETE

Nossa amiga Joelma é a aniversariante do dia


Quem está de nova idade é a nossa amiga Joelma, esposa de Valmir da Boa Vista.

Que Deus continue lhe iluminando e que você não perca essa essência de mulher guerreira e batalhadora, sendo fazendo seus percursos no atletismo e dando destaque ao nosso Município na Paraíba a fora, seja realizando eventos a exemplo do dia das crianças na Rua Boa Vista.

Sua filha Jeanlayne (Gegê), deixa essa linda mensagem:

"Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós, capacidade de recomeçar a cada ano. 

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

É ser grato, reconhecido, forte, destemido.

É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns, nesse dia tão grandioso!"


















quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Alagoa Grande: Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar prende duas pessoas com armas e drogas

A operação contou com 30 policiais e teve como foco o combate ao tráfico de drogas em algumas áreas do município de Alagoa Grande


Uma ação integrada entre as polícias Civil e Militar realizada nessa quinta-feira, 17 de dezembro, resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de três armas de fogo, balança de precisão e aproximadamente 90 trouxinhas de maconha e crack. Cerca de R$ 3 mil e dois aparelhos celulares também foram apreendidos. 

A operação contou com 30 policiais e teve como foco o combate ao tráfico de drogas em algumas áreas do município de Alagoa Grande. As duas pessoas presas foram autuadas por tráfico e porte ilegal de armas. Elas estavam com as duas espingardas e o revólver apreendidos.

Os presos e o material coletado foram encaminhados à delegacia de polícia local, para os devidos procedimentos. 




Maranhão respira sem aparelhos, mas não há previsão de alta

 Informações foram divulgadas pelo Hospital Vila Nova Star através de boletim médico emitido na tarde desta quinta-feira (17)


O senador 
José Maranhão (MDB), de 87 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em tratamento de insuficiência respiratória devido à Covid-19. Ele está consciente, com quadro clínico estável e em respiração espontânea. Ainda não há previsão de alta da UTI. As informações foram divulgadas pela instituição de saúde através de boletim médico, na tarde desta quinta-feira (17).

O parlamentar está internado na capital paulista desde o dia 3 de dezembro, após apresentar quadro de insuficiência respiratória. Ele foi diagnosticado com Covid-19 no dia 29 de novembro.

Confira a íntegra do novo boletim médico:

São Paulo 17 de dezembro de 2020 – O senador José Targino Maranhão, 87 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em tratamento de insuficiência respiratória devido à Covid-19. O paciente está consciente, com quadro clínico estável e em respiração espontânea. Ainda não há previsão de alta da UTI.

Dra. Ludhmila Hajjar
Cardiologista-Intensivista
Coordenadora da equipe clínica 

Dr. Esper Kallas
Infectologista

Dr. Marcelo Amato
Pneumologista

Dr. Antonio Antonietto
Diretor técnico 

Dr. Paulo Hoff
Diretor clínico

Fonte: Portal Correio


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Sobrinho de Expedito Pereira é preso pela Polícia Civil da Paraíba após Justiça expedir mandado

Ricardo Pereira é suspeito de participação no assassinato do tio, em 9 de dezembro. Empresário foi candidato a vereador em novembro com o apoio de Expedito, mas não foi eleito.


O empresário Ricardo Pereira, de 26 anos, já está preso na carceragem da Central de Polícia Civil da Paraíba, em João Pessoa. Ele é sobrinho do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, e está sendo considerado suspeito de envolvimento na execução do tio, ocorrido em 9 de dezembro.

Ele foi preso por volta das 17h desta quarta-feira (16) algumas horas depois da Justiça expedir um mandado de prisão contra ele. No documento, registra-se que as prisões temporárias são relativas ao crime de homicídio qualificado mediante pagamento ou promessa de recompensa ou por outro motivo torpe.

O advogado do empresário, Júnior Moura, confirmou a prisão. Disse que seu cliente passaria por exames de corpo de delito na Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) e que por ora ficaria detido na própria Central de Polícia.

Júnior Moura disse ainda que ainda vai se inteirar totalmente do caso antes de conversar com Ricardo e antes de orientá-lo sobre o que falar em depoimento.

Ricardo Pereira foi candidato a vereador de Bayeux nas últimas eleições municipais, pelo PV, e foi apoiado por Expedito. Obteve 524 votos e não se elegeu, ficando na segunda suplência de seu partido.

Outras duas pessoas estão na mira da Polícia Civil. Leon Nascimento já está preso desde sábado (12). Já Gean Carlos, que chegou a prestar depoimento nessa terça-feira (15) antes de ter o mandado expedido contra ele, agora é considerado foragido.

Fonte: G1 Paraíba


Quatro médicos morrem por Covid-19 em 24 horas na Capital

Segundo o CRM-PB, mais de 10% dos médicos ativos na Paraíba já contraíram Covid-19


Quatro médicos morreram por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em João Pessoa, entre essa terça (15) e esta quarta (16). Desde o mês de março deste ano, quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, 896 médicos paraibanos foram infectados pelo patógeno. Esse número representa mais de 10% da quantidade de médicos ativos no estado (8.729).

Na Paraíba, dos quase 4 milhões de habitantes, 154.734 pessoas já contraíram a Covid-19. Ou seja, na população em geral, em torno de 3,8% foram acometidos pela doença. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nessa terça-feira (15).

Do total de médicos que tiveram a Covid-19, 20 faleceram por conta da doença, sendo quatro óbitos nas últimas 24 horas. “Os médicos e os demais profissionais de saúde estão mais expostos à contaminação pelo novo coronavíurs. Estamos profundamente tristes e abalados com o crescente número de infecções em nosso estado e pelo acometimento e falecimento de tantos colegas”, afirmou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Ele ressaltou o que o CRM-PB já vem alertando para o problema. “A transmissão da Covid-19 na Paraíba vem crescendo de forma rápida, hospitais públicos e privados estão chegando ao esgotamento de sua capacidade, mas continuamos vendo aglomerações e falta de respeito às normas sanitárias, como a falta do uso de máscaras e a não higienização das mãos”, completou.

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), Márnio Costa, lamentou pela morte dos médicos e emitiu pesar. “A perda desses profissionais representa muito mais do que a falta, daqui em diante, dos serviços médicos prestados. Representa sofrimento, dor e a perda para uma família inteira”, disse.

“O Simed recomenda e alerta a sociedade e os profissionais médicos que sigam as recomendações sanitárias e mantenham os cuidados e as regras de distanciamento social”, finalizou o presidente da entidade.

No Instagram, o Simed-PB divulgou o perfil dos quatro médicos que morreram nas últimas 24 horas e prestou homenagens. Veja aqui.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

João Pessoa abre concursos com 601 vagas e salários de até R$ 6,4 mil

Há vagas para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão abertas nesta quarta-feira


O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, nesta terça-feira (15), editais de dois concursos públicos para a área administrativa e da Saúde, com um total de 601 vagas. As inscrições serão abertas nesta quarta (16) e as provas acontecem em fevereiro de 2021. Há vagas para candidatos de níveis médio, técnico e superior. As remunerações variam de R$ 1.306,48 a R$ 6.412,30. Os editais deverão ser publicados ao longo do dia, no Semanário Oficial.

O concurso para área administrativa oferece 300 vagas e as inscrições se encerram no dia 18 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 21 de fevereiro e provas de título no dia 16 de março. Já o concurso da Saúde tem inscrições encerradas em 25 de janeiro e as provas acontecem em 28 de fevereiro, com prova de títulos no dia 19 de março. O resultado final está previsto para sair no dia 7 de abril de 2021.

Os certames são fruto de acordo celebrado com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi celebrado em 14 de agosto deste ano. O documento prevê a realização de concursos públicos para o preenchimento de, pelo menos, 4.063 cargos públicos efetivos até o ano de 2024.

Cargos e vagas abertas nos concursos públicos

Juíza barra reajuste de salários de prefeito, vice e secretários em Patos

A juíza da 4ª Vara da Justiça, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, acatou o pedido de liminar ingressado pelo vereador Edson Hugo (Podemos) e barrou a votação da proposta de reajuste salarial do prefeito, vice e secretários de Patos. A proposta seria discutida em 2º turno pela Câmara Municipal nesta terça-feira (15). A informação é do blog da jornalista Sony Lacerda.

Segundo a publicação, a magistrada também determinou que a Câmara Municipal se abstenha de colocar em votação qualquer outro projeto de lei que tenha por objeto a fixação e aumento de subsídio de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários, para a Legislatura 2021/2024, sob pena de, entre outras medidas, ensejar a responsabilidade civil, administrativa e criminal da presidente da Câmara, a vereadora Tide Eduardo (MDB).

Projeto de Lei passou em 1º turno na sessão da última quinta-feira (10) e o vereador Edson Hugo foi o único a votar contra. Pela proposta, a partir de janeiro de 2022, o prefeito eleito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), iria receber um salário de R$ 27,5 mil. Em termos de comparação, o prefeito da Capital paraibana, maior cidade do estado e sede dos Poderes Judiciário e Legislativo, ganha, atualmente, R$ 22 mil.

Já o vice-prefeito eleito passaria a receber quase o dobro do que ganha o atual, de R$ 7 mil para 13,5 mil. Os secretários municipais receberiam de subsídio o mesmo valor do vice. Já os secretários adjuntos receberiam R$ 7 mil.

Operação Recidiva mira escritório que recebeu R$ 15 milhões de prefeituras

A Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta terça-feira (15), a quinta fase da Operação Recidiva, que apura o desvio de verbas públicas de prefeituras do interior da Paraíba. O alvo desta etapa é o proprietário de um escritório de contabilidade, assessoria e projetos. São cumpridos mandados de busca e apreensão nas sedes da empresa e em residências do investigado, em João Pessoa e Patos, Sertão do estado.

Segundo a Polícia Federal, a participação do escritório no esquema foi mencionada várias vezes por outros investigados da Operação Recidiva. A empresa chegou a ser alvo de outras duas buscas judiciais: a primeira no âmbito da Operação Dublê, em 5 de maio de 2012, e a segunda no mês seguinte, quando da deflagração da Operação Pão e Circo.

De acordo com as investigações, o escritório prestava serviço contratado pelas prefeituras para ‘consultoria’ e prestava ‘orientações’ aos investigados, muitas das quais possivelmente ilícitas. Apenas em um CNPJ, o escritório recebeu, entre 2009 e 2018, de dezenas de prefeituras paraibanas, R$ 12.190.745,41, conforme informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Ainda conforme as investigações, além de prestar serviços a todos os municípios envolvidos na Operação Recidiva, o escritório atendia aos maiores municípios do interior da Paraíba. Nos anos de 2019 e 2020, prefeituras empenharam R$ 3.683.100,00 para o escritório e já pagaram R$ 3.400.060,00. Dessa forma, em pouco mais de 10 anos, o escritório recebeu cerca de R$ 15.600.000,00 em verbas públicas.

Entre as prefeituras que contrataram o escritório estão as de Patos, Sousa, Cajazeiras, Sapé, Bayeux, Catolé do Rocha, Solânea, Condado, Emas, Imaculada, Junco do Seridó, Malta, Quixaba, São José de Espinharas, Teixeira, Conceição, Cacimbas, São José do Bonfim, São Mamede, Mãe D’água, Catingueira e Cacimba de Areia.

Os mandados de busca e apreensão da quinta fase da Operação Recidiva foram solicitados à Justiça pelo Ministério Público Federal. “As duas buscas judiciais anteriores e a renovação dos esquemas criminosos desvendada na Operação Recidiva indicam, por um lado, a possível ou eventual reiteração criminosa e, por outro, a necessidade de se adotar uma sistemática diferenciada de colheita de provas. A operação visa buscar provas para esclarecer as acusações”, justificou o pedido.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Polícia identifica dois suspeitos de matar Expedito Pereira

Homens trabalham para um parente de Expedito Pereira. Polícia ainda investiga se o familiar também está envolvido no caso


A Polícia Civil identificou dois homens sus
peitos de terem participação no assassinato do ex-prefeito de Bayeux Expedito Pereira. Um deles está preso. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14). Segundo a Polícia Civil, os dois suspeitos trabalham para um parente de Expedito Pereira. A polícia ainda investiga se o familiar também está envolvido no caso.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos identificados teriam ligação com a motocicleta utilizada no crime. O homem que está preso foi levado à delegacia por outro motivo, apenas após a prisão foi revelada a participação dele no assassinato de Expedito Pereira. O outro suspeito identificado deve se apresentar à Polícia Civil ao longo da semana.

A Polícia Civil não informou possíveis motivações para o crime.

Entenda o caso

Expedito Pereira foi morto a tiros na última quarta-feira (9), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Imagens de câmeras de segurança registraram quando um homem se aproxima do ex-prefeito e dispara os tiros. O atirador fugiu logo após o crime. Expedito Pereira tinha 72 anos.

Natural de Bonito de Santa Fé, ele foi morar em Bayeux na década de 60. Desde cedo, se envolveu na política, participando de movimentos estudantis. Em 1968, foi preso durante o período de ditadura militar e só foi libertado por conta da intervenção de dom Helder Câmara. Em 1970, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursou Medicina. Também na universidade pernambucana, fez o curso de Biologia.

Formado, voltou para Bayeux e foi secretário de Saúde de Santa Rita, de 1986 a 1988. Deixou o cargo para se candidatar a vice-prefeito de Bayeux na chapa encabeçada por Lourival Caetano, eleito para mandato de 1989 a 1992. Em 1991, assumiu a diretoria do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Com a morte de Caetano, assumiu o cargo de prefeito de Bayeux em 92, sendo eleito em 1996 e reeleito em 2000. Expedito Pereira também foi suplente de deputado estadual e chegou a ocupar cadeira na Assembleia Legislativa nos anos 2000.

Fonte: Portal Correio


domingo, 13 de dezembro de 2020

Moto que teria sido usada por suspeito de matar Expedito Pereira é localizada, em Bayeux, PB


A moto que teria sido usada pelo suspeito de
 matar a tiros o ex-prefeito de Bayeux e ex-deputado estadual da Paraíba, Expedito Pereira (MDB), foi localizada no Rio do Meio, em Bayeux. De acordo com a Polícia Civil, ela está sendo periciada para confirmar se é a mesma que teria sido usada no crime.

O ex-prefeito foi morto após ser baleado na manhã de quarta-feira (9) em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, Expedito andava sozinho pelo bairro de Manaíra quando um homem em uma moto se aproximou e atirou nele, fugindo em seguida. Até as 10h, a polícia fazia rondas pela região, mas ninguém foi preso.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, é assassinado em João Pessoa

O ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, de 72 anos, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (9) no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O ex-prefeito foi morto por um homem em uma moto, que se aproximou e efetuou pelo menos dois disparos, enquanto Expedito caminhava pela calçada.

A Polícia Militar informou ao ClickPB que o crime ocorreu na Avenida Sapé, por volta das 9h13. As câmeras de segurança de um estabelecimento próximo gravaram toda a ação.

Neste momento, várias equipes da CEATur (Companhia Especializada em Apoio ao Turista) realizam buscas pelo bairro na tentativa de encontrar o suspeito.

Além de ter sido prefeito de Bayeux, Expedito também foi vereador da mesma cidade e deputado estadual. Ele era médico gastroenterologista e clínico geral.

Expedito também foi secretário municipal de Saúde de Santa Rita (1986-1988). Como vice-prefeito de Bayeux (1989-1993, PMDB), assumiu o mandato de prefeito em 1992 após a morte de Lourival Caetano. Prefeito eleito por dois mandatos de Bayeux (1997-2000, PRP-PB; 2001-2002, PMDB-PB). Suplente na legislatura 2007-2011, assumiu o mandato de deputado estadual em março de 2009 na vaga de Iraê Lucena, nomeada secretária estadual de Ação Governamental.

Fonte: Click PB

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Alagoa Grande fica de fora e Paraíba tem 30 cidades certificadas com Selo Unicef

Municípios obtiveram melhorias nas áreas de educação, saúde e proteção às crianças.

Trinta cidades da Paraíba foram certificadas com Selo Unicef por garantias aos direitos de crianças e adolescentes, em evento virtual realizado nesta terça-feira (8). Segundo a organização, estes municípios tiveram mudanças significativas nos índices de educação, reduzindo em dois ou mais anos o atraso escolar; de saúde, aumentando o acesso adequado de gestantes ao pré-natal; e de proteção às crianças, com aumento no registro civil de crianças com até 1 ano.


Cidades que receberam o Selo Unicef na Paraíba:

  • Araruna
  • Bernardino Batista
  • Bom Jesus
  • Cabaceiras
  • Campina Grande
  • Cubati
  • Cuité
  • Damião
  • Dona Inês
  • Duas Estradas
  • Esperança
  • Frei Martinho
  • Gurjão
  • Juripiranga
  • Lagoa Seca
  • Lucena
  • Montadas
  • Monte Horebe
  • Natuba
  • Olivedos
  • Picuí
  • Pombal
  • Santa Inês
  • Sapé
  • Solânea
  • São Bentinho
  • São José do Brejo do Cruz
  • São José do Sabugi
  • São José dos Cordeiros
  • Umbuzeiro

Segundo dados da Unicef na Paraíba, entre 2017 e 2020:

  • 148 municípios aderiram à estratégia Busca Ativa Escolar
  • 48 municípios realizaram ações para a redução da distorção idade-série
  • 57 municípios capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física
  • 477 profissionais de saúde, educação e assistência social participaram de formação sobre competências familiares
  • 57 municípios disponibilizaram testes rápidos para sífilis e HIV na rede pública de saúde
  • 49 municípios realizaram formação para conselheiros tutelares
  • 2.994 adolescentes participaram de núcleos de cidadania
Mais de 400 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira receberam o selo Unicef durante a cerimônia desta terça-feira.

fonte: G1 Paraíba

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Buba Germano é condenado a nove anos de prisão e perda do mandato por desvio de recursos, na PB

Parlamentar foi denunciado por desvio de dinheiro público quando ocupou o cargo de prefeito do município de Picuí, em 2005. Advogado do deputado disse que vai recorrer da decisão.


O deputado estadual Buba Germano (PSB) foi condenado nesta quarta-feira (2) a nove anos de prisão em regime fechado e à perda do mandato. O parlamentar foi denunciado por desvio de dinheiro público quando ocupou o cargo de prefeito da cidade de Picuí, em 2005.

A decisão foi tomada de forma unânime pelo pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba e determina, ainda, que Buba não exerça cargos ou funções, eletivas ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos.

O advogado do deputado, Aécio Farias, informou ao Jornal da Paraíba que vai recorrer da decisão. Disse também que caso não consiga reverter a decisão no Tribunal de Justiça, ele vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O deputado nega as acusações.

Conforme a ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), Buba teria desviado rendas públicas para proveito próprio, por meio da arrematação de itens do leilão no valor de R$ 700. A denúncia também aponta que o então gestor teria desviado R$ 6 mil através da terceirização da realização da festa do padroeiro do município.

Segundo o MPPB, tudo teria sido pago com o dinheiro da prefeitura de Picuí a empresa de eventos. Os pagamentos, de acordo com o órgão ministerial, foram comprovados por meio de cópias do cheque e cópia do depósito.

Para participação da festa, funcionários públicos municipais também teriam cobrado ingressos com valores entre R$ 10 e R$ 15, o que é considerado irregular.

Ainda cabe recurso à decisão.

Fonte: G1 Paraíba


Popular Posts