Mais 45,2 mil testes rápidos de Covid-19 são distribuídos para os municípios paraibanos nesta segunda (11) e terça-feira (12). Para esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda aguarda a chegada de mais 110 mil novos testes.
Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19.
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, são dois tipos de testes rápidos encaminhados: o SARS-CoV-2 Antibodytest, direcionado para os profissionais da saúde, segurança pública, familiares sintomáticos e população idosa com diagnóstico de síndrome gripal; e o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) IgG/IgM, direcionado para o restante da população.
Para a distribuição das unidades, a SES afirma que utiliza critérios como o número de fichas e-SUS VE abertas no sistema por município de residência, o número de idosos positivos para Covid-19 nos territórios onde se concentram o maior número de casos positivos e os municípios que ainda não estavam com testes disponíveis para os profissionais de saúde e segurança.
São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações. Para pacientes dos teste SARS-CoV-2 Antibodytest, o exame deve ser feito a partir do 10º (décimo) dia do início dos sintomas. Já o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) deve ser aplicado a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas. Isso acontece porque é necessário que o caso suspeito ou contato de caso confirmado de Covid-19 espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário