sexta-feira, 30 de outubro de 2020

TRE-PB começa preparação das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) começou, nessa quinta-feira (29), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020. Essa etapa está sob a responsabilidade do juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva, na condição de presidente da Comissão de Preparação das Urnas que, acompanhado da diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Silma Leda Sampaio de Albuquerque, presenciaram o processo, nesta manhã, no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) de João Pessoa, localizado na avenida Hílton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo.

O processo de cargas das urnas está sendo realizado nos cinco Núcleos de Voto Informatizado (NVI) da Paraíba, que funcionam em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.

Segundo a juíza eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Cláudia Evangelina Chianca, os procedimentos incluem a inserção, nos cartões de memória de carga da urna eletrônica, dos dados e fotos dos candidatos a vereador, bem como dos prefeito e seus vices. “Também serão inseridas informações relativas à Zona Eleitoral e às informações dos eleitores de cada seção, para onde irão as urnas eletrônicas e também as mídias para gravação dos resultados”, frisou a magistrada.

A geração das mídias das Eleições Municipais 2020 ocorreu nos dias 27 e 28/10/2020, no salão nobre do Regional paraibano. Na ocasião, foram preparados cartões de memória de carga, de votação e de resultado, para a gravação dos arquivos da urna eletrônica. Esse trabalho foi coordenado pela juíza Ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, designada na sessão da última quarta-feira (21), presidente da Comissão de Geração de Mídias, para as Eleições 2020 e foi aberto aos representantes de partidos políticos e de coligações, aos representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba. Durante os procedimentos as pessoas presentes puderam conferir os dados e acompanhar todas as atividades, para atestar a transparência do processo.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Cassimiro Júnior, o processo pode ser resumido da seguinte forma “Nós geramos mídias ontem e antes de ontem, produzimos os cartões de memória e agora nós começamos a colocação destes cartões, com as informações de eleitores e candidatos, em cada uma das 8.542 urnas eleitorais que funcionarão este ano na Paraíba. É uma atividade para o primeiro turno e se houver segundo turno, será feito o mesmo procedimento. Essa operação, que foi iniciada hoje, consiste em colocar o cartão de memória, que é o HD da urna, onde fica o sistema operacional, os programas que rodam nela e também as informações dos eleitores que votam naquela seção e dos candidatos de cada município. Também é colocado na urna, uma espécie de pendrive que é chamado de “memória de resultado” onde será gravado o resultado de votação daquela urna, quando o mesário encerrar a votação, no dia do Pleito. Em seguida, é colocado o lacre, assinado pelo juiz eleitoral e promotor eleitoral para que ninguém tenha acesso ao interior da urna eletrônica de votação”, explicou o Secretário.

As urnas ficarão alocadas nos NVIs até a quinta-feira que antecede o pleito e então serão movidas para as seções eleitorais, onde as Zonas Eleitorais farão a posterior instalação a espera do eleitor no dia 15 de novembro.

A Comissão de Preparação das Urnas é designada, por força de resolução que prevê que a supervisão dos trabalhos relativos à preparação das urnas, em cada um dos Núcleos de Voto Informatizado (NVIs) de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras caberá a um dos Juízes das Zonas Eleitorais localizadas no município sede de cada NVI, conforme deliberado entre eles, admitido o sistema de rodízio durante o período de realização dos trabalhos, e, no caso de Pombal e Cajazeiras, aos Juízes Eleitorais das 31ª e 68ª Zonas, respectivamente.

No evento, também estavam presentes o Promotor Eleitoral, Ádrio Nobre Leite e o chefe do Cartório Eleitoral da 1ª ZE, Fernando Henriques de Menezes Filho.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Exposição Paraibana ‘Jackson é Pop’ entrará em cartaz em São Paulo

A exposição “Jackson é Pop”, que celebra o centenário do Rei do Ritmo, ganhou sua versão itinerante. A mostra que encantou visitantes do Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande, primeiro foi instalada no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília (DF), e agora será a vez de São Paulo (SP) receber uma remontagem da coleção. A exposição original é uma iniciativa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Em São Paulo, a mostra ficará aberta de 13 de novembro a 13 de dezembro, no Centro Cultural Santo Amaro, que abrigará várias outras ações afins ao tema, todas gratuitas. As atividades têm como realizadores o Bloco do Beco, o Centro Cultural Santo Amaro e a Prefeitura de São Paulo.

O responsável pela remontagem é um dos curadores da Sala de Música do MAPP, Sandrinho Dupan, que também dará uma aula espetáculo na abertura do evento, às 20h. A preleção de Sandrinho abordará aspectos práticos e teóricos, abrangendo ritmos como coco, baião e rojão, sua história, conceitos e sons.

Já o encerramento ficará a cargo da cantora e compositora pernambucana Anastácia. Aos 80 anos, a artista lançou recentemente um EP com cinco canções inéditas, em que comemora 60 anos de carreira. São cerca de 800 músicas compostas, mais de 200 delas com Dominguinhos, com quem foi casada por 12 anos.

Em sua apresentação, Anastácia contará um pouco de sua vivência com o Rei do Ritmo, posto que sua profícua parceria com a música brasileira fez com que estreitasse laços com nordestinos célebres – “peixes grandes”, a exemplo de Luiz Gonzaga, Marinês, Elba Ramalho e Gilberto Gil, além de outros conhecidos intérpretes nacionais e internacionais.

Na mesma época da exposição, serão realizadas oficinas de cordel, pandeiro e dança. Segundo o curador da Sala de Música do MAPP, Sandrinho Dupan, o conjunto de ações busca promover um maior aprofundamento e compreensão da obra de Jackson. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Acesse a página de inscrição.

Fonte: Portal Correio

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

João Azevêdo exonera Luiz Couto após declaração de apoio a Ricardo Coutinho



Após declarar apoio a Ricardo Coutinho para nas eleições municipais deste ano, Luiz Couto foi exonerado, pelo governador João Azevêdo, do cargo de secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. A decisão foi publicada em um suplemento do Diário Oficial do Estado desse sábado (24).

Luiz Couto já havia anunciado nesta semana que apoiaria o ex-governador e chegou a participar de uma live com ele na última sexta-feira (23). A exoneração foi assinada por João Azevêdo no mesmo dia e publicada no sábado.

No mesmo suplemento, o governador designou o secretário executivo Jonildo Cavalcanti da Silva Filho para assumir a pasta provisoriamente.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Sobrinho joga todas as suas fichas no asfalto

O Prefeito do Município de Alagoa Grande, Antonio Sobrinho (PP), tem no asfalto o seu último suspiro para o pleito municipal do corrente ano. Anunciado e assinado ordem de serviço já a bastante tempo, o gestor se viu pressionado e foi até o Município de João Pessoa na semana passada, atrás da empresa Gurgel Soares para que começassem de imediato o asfalto.

Segundo fontes a parte do asfalto que inclui as principais ruas do Município ficou a cargo do Governo do Estado, o qual espera a troca das tubulações de água e esgoto para assim começar o referido asfalto das ruas principais, o que não ocorrerá antes das eleições.

Com altos índices de rejeição pela população, Sobrinho não viu sua campanha alavancar como de esperado ao anunciar o Jovem Iniciante Bosco Neto como seu Vice e agora o que resta é terminar o asfalto antes do dia 15 para assim ter alguma chance de disputa.

O que se vê se no Município é uma Polarização entre dois Grupos: O do Ex Prefeito Bôda (PL), que por já ter comandado o Município por 12 anos tem os seus Fiéis seguidores e o Grupo Carneiro que vem com a Candidata Manuella Carneiro (PDT), única integrante do grupo a Concorrer ao Cargo de Prefeita e com a adesão forte e maciça da sua mãe Dona Ieda Carneiro.

Tendo em vista o jogo politico no Município de Alagoa Grande, terá o atual Prefeito Antonio Sobrinho fôlego ao final das eleições? pelo visto tem que correr igual o Papa-léguas. 

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Equipe de Atletismo de Alagoa Grande se destaca na Corrida da Serra em Bananeiras

Atletas da Equipe de atletismo ACRAG do Município de Alagoa Grande no Brejo Paraibano, sobem ao pódio na Corrida da Serra em Bananeiras - PB, realizada no último Domingo (18).

Vários atletas Alagoa-grandenses se destacaram na Corrida da Serra em Bananeiras subindo ao pódio em diferentes faixas, levando assim, o nome de Alagoa Grande a ter grande destaque no Evento.

A ACRAG vem se destacando cada vez mais em eventos realizados em diversos Municípios Paraibanos e já é uma referência para novos adeptos da modalidade no Município de Alagoa Grande.









Secretaria de Saúde de Alagoa Grande investiga mais um óbito e número pode chegar a 30 por Covid -19

Nesta Segunda-Feira (19), o Município de Alagoa Grande no Brejo Paraibano registrou mais um óbito suspeito por Covid-19 e Número pode chega a triste marca de 30 óbitos.

Segundo informes uma jovem veio a óbito onde no laudo consta como suspeita de Covid-19, a mesma foi enterrada ontem por volta do meio dia no Cemitério Municipal de Alagoa Grande.

Assim que a Secretaria de Saúde do Município de Alagoa Grande confirmar ou descartar a suspeita de Covid-19, informaremos aqui em nosso Blog.



terça-feira, 13 de outubro de 2020

Dona Iêda Carneiro declara seu Amor e Apoio a Manuella Carneiro

Em um vídeo que movimentou as Redes Sociais no Município de Alagoa Grande na manhã do último domingo (11), a Matriarca da Família Carneiro declarou todo o seu amor e apoio a candidatura a Prefeita da sua Filha Manuella Carneiro.

Para quem já  faz parte do grupo e está no dia a dia da Candidata Manuella Carneiro, isso não era nenhuma novidade, mas para grande parte da população essa declaração de apoio de Dona Iêda  Carneiro faz uma enorme diferença, já que mostra que Manuella é a legítima representante já que  ela é Candidata a Prefeita pelo grupo que começou as suas origens com o seu  pai o saudoso Dr João Bosco Carneiro.

Se pelo lado do Grupo de Manuella Carneiro o vídeo foi bem aceito, isso já não se pode dizer de outros grupos, que caíram em cima de Dona Iêda Carneiro, tendo por grande parte dos opositores a Manuella uma falta de respeito quanto a sua opinião. O fato é que Dona Iêda Carneiro é Mãe e uma mãe está com a filha para o que der e vier. Quem tinha alguma Dúvida que Manuella Carneiro é uma legítima representante do grupo Carneiro a prova está ai, nas palavras da Matriarca Carneiro.

Assista ao vídeo abaixo:



quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Crianças matriculadas em creches municipais recebem itens de hortifruti em Campina Grande

Crianças matriculadas em creches municipais de Campina Grande começaram a receber itens de hortifruti nesta quarta-feira (7). Os kits são compostos por abacaxi, banana, batatinha, cenoura, chuchu, cebola, cará, laranja, melancia, mamão e tomate.

As entregas às creches acontecem de forma quinzenal nos meses de outubro e novembro. Ao todo, são 6,5 mil kits distribuídos a cada 15 dias.

De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc) da cidade, as entregas estão sendo comunicadas previamente aos gestores para que os pais recebam os kits de forma imediata.

Para evitar o desperdício desses alimentos, que são produtos perecíveis, as famílias que não forem localizadas em até 24 horas só receberão os kits na próxima quinzena e os produtos serão remanejados para outra unidade.

Após a conclusão de distribuição para as creches, a programação vai seguir com entregas nas escolas municipais.


Creches onde os kits começaram a ser entregues


  • Creche Municipal Tereza Gióia
  • Creche Municipal Célia Márcia
  • Creche Municipal Zeferina
  • Creche Municipal Nila Dunda
  • Creche Municipal Isabele Barbosa
  • Creche Municipal Cotinha Carvalho
  • Creche Municipal Maria Amélia
  • Creche Municipal Elza Almeida
  • Creche Municipal Maria Ceci
  • Creche Municipal Maria de Lourdes
  • Creche Municipal Sinhazinha Celino
  • Creche Municipal Aurea Moura
  • Creche Municipal João Moura
  • Creche Municipal Ana Paula
  • Creche Municipal Vovó Clotilde

Fonte: G1 Paraíba

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Justiça habilita candidatura de Anísio Maia e manda PT sair da chapa de Ricardo Coutinho, em João Pessoa

A Justiça Eleitoral habilitou nesta segunda-feira (5) a candidatura de Anísio Maia (PT) para prefeito de João Pessoa em uma chapa com Percival Henriques (PCdoB) como candidato a vice-prefeito. Na decisão, o juiz da 64ª Zona Eleitoral, Fábio Leandro de Alencar Cunha, determinou que a chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB) excluísse o nome de Antônio Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito.

A defesa de Ricardo Coutinho informou que vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O G1 não conseguiu resposta do diretório nacional do PT até as 11h45.

A indefinição acerca de como seriam as candidaturas do PT nas eleições 2020 em João Pessoa aconteceu após o diretório municipal registrar a candidatura de Anísio, com Percival como vice. No dia seguinte à convenção, o diretório nacional do partido decidiu apoiar o candidato do PSB, que registrou Antônio Barbosa como vice, e assim o PT ficou com duas chapas majoritárias, o que não é permitido pela legislação eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) chegou a pedir o indeferimento da chapa da coligação PT-PCdoB.

Na decisão, Fábio Leandro diz que a autonomia conferida aos partidos políticos pela Constituição Federal não significa que eles possam atuar “sem nenhum limite e com arbitrariedade na relação entre suas instâncias partidárias, praticando atos partidários que limitem ou suprimam direitos”.

O juiz eleitoral entendeu que, pela cronologia dos fatos, a direção nacional do PT “atropelou o devido processo legal sem oportunizar aos interessados o direito fundamental do contraditório”, e que a decisão que anulou parcialmente a convenção do PT municipal estaria “eivada de vícios intransponíveis”, já que a anulação aconteceu após a confirmação da candidatura de Ricardo Coutinho e não por descumprimento de qualquer diretriz do partido quanto à coligação com o PCdoB, assim “anulando parcialmente uma convenção legítima sem ao menos ouvir a parte interessada”.

Popular Posts