quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Sessão na Câmara é marcada por aprovação de Comissão Especial


A Sessão na Câmara Municipal de Alagoa Grande realizada na noite de ontem (09), foi bastante movimentada, o que levou a Sessão a se estender além do previsto e exceder o horário máximo que são às 22:00hs.

A Sessão teve inicio com o Presidente da Casa, Vereador Marcos de Zumbi abrindo os trabalhos da casa e pedindo a Secretária que fizesse a leitura da Ata da Sessão Anterior, a qual foi aprovada por unanimidade. O Vereador Marcos parabenizou o Vereador Claudio Barbosa pela passagem do seu aniversário. O Vereador Marcos também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Senador e Ex-governador da Paraíba José Targino Maranhão. Foram Eleitos também para representar a Câmara no Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural 2 Vereadores 1 da Situação e 1 da Oposição, foram escolhidos os Vereadores Fernando Fortunato Pela Situação e Adriano Emerson pela Oposição.

Em seguida o Vereador Marcos deu prosseguimento a Sessão para o Expediente do Dia e as  materias para serem apresentadas.

Vereador Marcos de Zumbi

  • Entrou com um Projeto de Lei para que a agência do Banco do Brasil não seja fechada.
Vereador Adriano Emerson
  • Solicitou um calendário de corte de terra gratuito para atender agricultores e pequenos produtores rurais do Município e  também informações detalhadas das comunidades contempladas esse ano como também a quantidade de horas.
  • Solicitou serviços de Infraestrutura e reforma da Feira de Gado Municipal.
Vereador Clemilson Rodrigues
  • Indicou a retirada de entulho da Rua José Correia de Lira, esquina com a Rua Osório Paes.
Vereador Ronaldo
  • Solicitou a construção de uma UBSF no conjunto CEHAP.
  • Solicitou uma Unidade do Corpo de Bombeiros no Município de Alagoa Grande.
Vereador Claudio Barbosa
  • Solicitou a Criação de Jogos Escolares.
  • Solicitou Iluminação do Estádio Genival Sales de Amorim.
  • Solicitou a operação tapa buracos e limpeza da Rua José Araújo.
Vereador Fernando Fortunato
  • Solicitou a instalação de lixeiras nas Vias Públicas
  • Solicitou criação de programa que leve serviços da gestão a Zona Rural.
  • Solicitou a reinclusão do Município de Alagoa Grande no Programa Casa Lar.
Vereador Jailton de Zumbi
  • Solicitou recuperação de poço artesiano em propriedade rural próximo ao Distrito de Zumbi
Vereadora Marilene Coutinho
  • Solicitou redutor de velocidade e sinalização Vertical e horizontal das ruas asfaltadas do município.
  • Solicitou placas de identificação das Ruas do Distrito de Canafístula. 
Vereador Marcelo de Manelzinho
  • Solicitou restauração de calçamentos de Ruas do Conjunto João Bosco Carneiro.
O Vereador Marcos em seguida deu inicio para a votação e apreciação das matérias. Foram aprovados os seguintes requerimentos:
  • Vereador Adriano de Ferreirinha: 
Requerimento 01: Solicitou serviços de infraestrutura, de terraplanagem, roço de mato e instalação de mato burros nas estradas com inicio na Rua Nova, Bastiões, Assentamento Maria Menina e Riacho de Areia.

Requerimento 02: Solicitou serviços de roço de mato e instalação de mato burros, nos assentamentos Maria da Penha 1 e 2, Bebedouro, Pouso Alto e João Pereira.
  • Vereador Aquilis de Tatá
Requrimento 03: Solicitou estudos técnicos para posterior instalação de redutores de velocidade na Rua Bernadete Muniz.

Tudo ia correndo as mil maravilhas até que chegou o momento dos vereadores votarem o seguinte requerimento:
  • Vereador Clemilson Rodrigues
Requerimento 04: Solicitou criação de uma Comissão Parlamentar Especial para fiscalizar as ações e os gastos do poder Executivo Municipal com o combate ao Covid-19 e as atividades no Hospital Municipal e nas UBS.

A matéria então entrou em apreciação e a palavra foi dada ao Vereador Clemilson o qual explicou a importância da criação dessa Comissão Especial, para a população ficar ciente como foi gasto os recursos oriundos do Covid-19. Clemilson falou das regulações de exames e citou que o Município de Alagoa Grande executa o serviço de Consultas de Neurologista por exemplo, falou também de Médicos de PSFs que chegam às 9 horas da manhã e que essa comissão pode ajudar a consultas não serem marcadas por cara. O Vereador Adriano ainda ressaltou que essa comissão também ficará de olho na vacinação do Covid-19. 

O Vereador Fernando disse que não via a real necessidade da criação dessa Comissão Especial já que os recursos oriundos do Covid-19 foram bem aplicados. O Vereador ressaltou que o atual gestor resgatou o Hospital Municipal que se encontrava abandonado. E recomendou que a Bancada da Situação votasse contra a Criação da Comissão Especial.

O Vereador Aquilis discordou do Vereador Fernando e disse que em seu regimento a Câmara pode sim criar uma Comissão Especial para uma melhor fiscalização e que ao fim irá mostrar a população o que foi apurado e que hoje o clamor da sociedade é saber onde foram gastos os recursos oriundos do Covid-19. O Vereador Clemilson chegou a falar de uma situação que no último sábado foram chamados para ver que Funcionários Plantonistas do Hospital Municipal não tinham sequer Carne para almoçar e que depois que virão que situação estava se agravando a carne apareceu. Vereador Adriano ressaltou a importância de se saber onde foram gastos esse recursos e por isso a tal importância da Criação dessa Comissão Especial para ver inclusive filas de espera, filas de marcação de consulta.

O Vereador Marcos de Zumbi justo em suas palavras falou que realmente o Prefeito Reeleito do Município Antônio Sobrinho realmente resgatou o Hospital Municipal e que a saúde é prioritária e disse que seria a favor dessa Comissão Especial e que faz oposição com coerência e para o bem da população. O Vereador Marcos ainda falou que acha uma covardia, alguém usar do poder para poder perseguir um trabalhador. O Vereador Marcos ainda disse que essa comissão vai ajudar o Município a melhorar a atuação em favor dos mais necessitados. A Vereadora Marilene também se disse a favor da Criação da Comissão.

O Vereador Claudio disse que também não via a necessidade da criação da Comissão Especial, já que hoje temos um hospital funcionando e realizando até cirurgia e que uma criação de uma comissão dessa só faz atrapalhar a gestão. E que pode ter faltado Carne no Hospital mas que o piso do Hospital brilha e tem Médicos para atender a população.

O auge do debate aconteceu quando o Vereador Luis Lucindo fez uso da palavra. A principio o Vereador Luis Lucindo disse que essa comissão seria por interesses e demagoga e acusou o Vereador Clemilson Rodrigues de fazer consultas clandestinas no Hospital Universitário onde ele trabalha. O Vereador Clemilson desafiou o Vereador Luis a mostrar algum paciente que ele levou clandestinamente ao HU, momento em que os 2 bateram boca e o Presidente Marcos teve que intervir para dar continuidade a Sessão.

Veja o momento do embate

A seguir  a matéria foi aprovada onde os Vereadores votaram da seguinte forma:

Votaram a Favor os Vereadores: Adriano, Clemilson, Marcelo, Marilene, Aquilis e o Voto de Minerva do Presidente Marcos.

Votaram Contra os Vereadores:  Ronaldo, Luis Lucindo, Fernando, Jailton e Claudio.

depois de aprovada os Vereadores da Situação mesmo sendo contra queriam indicar 2 nomes para fazer parte da Comissão Especial indicando Fernando e Luis Lucindo já a Oposição Indicou Clemilson e Marcelo. Clemilson entrou pela bancada do PL, Fernando pela Bancada do PP as 2 maiores da casa, já Luis foi indicado pela bancada do AVANTE e Marcelo pela bancada do PDT esse 2 ultimos indo para a votação ganhando o Vereador Marcelo. Ficando assim composta a Comissão Especial pelos seguintes Vereadores: Clemilson, Fernando e Marcelo.

Vereador Jailton de Zumbi
  • Requerimento 05: Solicitou a Pavimentação em paralelepípedo das Ruas de Zumbi, Claudio Régis de Brito e Professora Júnior Moreira.  
Vereador Claudio Barbosa
  • Solicitou a Criação de um Calendário Esportivo.
  • Solicitou Reforma da Pista de Caminhada e iluminação do Ginásio o Bodão.
  • Solicitou troca de Postes da Rede Elétrica da Rua José Araújo.
Ainda na Sessão o Vereador Jailton deixou escapar o nome de mais um Secretário, o de Infraestrutura que continua Dagoberto Fernandes.

O Presidente da Casa Marcos de Zumbi finalizou a sessão agradecendo a todos presentes na galeria e a todos que acompanharam pelo Facebook da Câmara onde foram mais de 1 mil visualizações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts