Mais de duzentos profissionais da educação pública das regiões do Brejo, Curimataú e Seridó paraibano participaram do projeto ‘Professor: caminhos para novos tempos’, lançado em março de 2021. O primeiro ciclo de capacitação reuniu palestrantes mestres e doutores, com treinamentos focados nos atuais dilemas enfrentados em sala de aula, devido à pandemia.
De acordo com o deputado estadual Chió (Rede/PB), temas como ‘Inovação Pedagógica’, ‘A construção do sujeito professor’, ‘Criatividade e Marketing Digital’ e ‘Como usar as plataformas digitais’ foram escolhidos pelos próprios professores, a partir de uma ouvidoria interna do mandato.
“Tenho em mente que nós deputados precisamos pautar o Governo do Estado, mas, precisamos também fazer a nossa parte. Realizar um mandato focado na educação nos permite comungar diariamente das dores desses trabalhadores, a partir dos dilemas enfrentados por professores, alunos e escolas. Então, o mandato, contando com um time de profissionais com expertise na área, proporcionou mais que um treinamento, um momento terapêutico onde o emocional dos profissionais foi levado em consideração”, explicou o deputado Chió.
A coordenadora do projeto, a Profª Ma. Eloiza Lima, detalhou que participaram do primeiro ciclo, professores da rede pública de cidades como Arara, Remígio, Pilões, Borborema, Solânea, Casserengue, Areial, Picuí, Passagem e Bananeiras.
“Realizamos um contato direto com as secretarias de educação dos municípios, escutando os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores da educação. A partir da escuta, juntamos um time de profissionais de destaque no mercado, capazes de aplicar conteúdos sensíveis, com foco em inovação pedagógica e na inteligência emocional dos professores, supervisores e gestores escolares”, destacou a coordenadora.
A Profª Dra. Ione Morais, secretária Adjunta da Secretaria de Educação à distância da UFRN; a Profª Dra. Janine Dias (UFCG); o Prof. Dr. Humberto Rebelo (UFRN) e a Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital, Mariana Dantas, foram os responsáveis por conduzir os quatro primeiros treinamentos que contabilizaram 8h de carga horária síncrona.
Segundo ciclo e premiações
A coordenadora Adjunta do Projeto, a pedagoga Gizélia Lima, antecipou que o segundo ciclo do projeto está previsto para acontecer ainda em 2021, entre os meses de Agosto e Setembro, com foco no autoconhecimento dos professores.
O deputado estadual Chió (Rede/PB) informou ainda que na segunda fase do projeto, o mandato lançará um edital que irá premiar os professores mais inovadores da rede pública paraibana.
“Queremos que esse projeto beneficie professores de toda paraíba e a cidade que se interessar pode nos contatar, pois, estamos nos organizando internamente para atender as solicitações de todas as secretarias municipais que tiverem interesse. O projeto já é um sucesso e nós agradecemos a confiança e a satisfação de todos os professores que estiveram conosco neste primeiro momento”, finalizou Chió.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Chió (Rede/PB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário