Em Sessão da Câmara Municipal de Alagoa Grande realizada no dia 03 de Fevereiro, o Vereador Clemilson Rodrigues (PL), apresentou um Requerimento onde pede a implantação do Serviço de Motolância no Samu do Município de Alagoa Grande
Nem só de ambulâncias, caminhonetes e veículos de apoio é formada a frota dos serviços de urgência do SAMU 192. Com velocidade, segurança e precisão, os profissionais do Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências do SAMU 192 trabalham em situações em que alguns minutos salvam vidas.
As motocicletas, chamadas de Motolâncias, são pilotadas exclusivamente por profissionais de enfermagem. O serviço é oficialmente uma política do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todo o Brasil desde 2008, quando foi publicada a Portaria nº 2.971 pelo Ministério da Saúde, que regulamenta o atendimento sobre motos na rede.
As vantagens da utilização de motocicletas nos atendimentos no lugar das tradicionais ambulâncias são muitas, sobretudo nos centros urbanos. “Onde o tempo-resposta (o tempo de deslocamento da base do SAMU a qualquer ponto da cidade) é muito menor. Os gastos da utilização da moto também são menores e o custo-benefício do atendimento é melhor”.
Outras vantagens da utilização das Motolâncias. “Custo operacional, que é bem menor do que o de uma viatura; tempo resposta, que segundo estudos é cerca de 50% menor com a moto em relação à ambulância e a vantagem assistencial, pois se consegue fazer um atendimento mais qualificado por contar com profissionais da área de saúde na equipe”.
A equipe da Motolância faz um primeiro atendimento emergencial ao paciente e a ambulância chega para dar um suporte posterior e transporta o paciente quando a situação requer esse transporte.
Segundo o Vereador Clemilson Rodrigues, a implantação de Motocicletas, também conhecidas como Motolâncias seria mais um recurso móvel disponível e integrado a frota do SAMU 192 no Município de Alagoa Grande. O Requerimento foi aprovado por todos os Vereadores presentes e agora fica a cargo da Gestão Municipal acatar ou não, o pedido do nobre Vereador Clemilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário