sexta-feira, 1 de julho de 2022

Alagoa Grande: Desinformação e Caos em vacinação



Na manhã de ontem (30), um fato no mínimo inusitado, aconteceu no Posto de Saúde do Centro de Alagoa Grande, onde várias pessoas se negaram a tomar a Vacina contra a Covid-19.

Acontece que as pessoas pediram para verificar a validade da referida vacina e tiveram conhecimento que a mesma em seu lote estava vencida, só que por determinação da Anvisa, a vacina da Astrazeneca teria tido sua data de validade estendida e estando assim, dentro do prazo de validade. Só que as pessoas que já tem um pé atrás com a vacina não quiseram saber e logo não tomaram.

Assim que o Blog Alagoa Grande Em Foco teve conhecimento do caso, através de ligações e pessoas que nos procuraram pessoalmente, de pronto começamos a apurar o caso e conseguimos conversar com uma das poucas pessoas que tomaram a vacina e a mesma nos explicou, que apesar de o lote estar com seu prazo de validade vencido, foi lhe explicado que a Anvisa tinha estendido o prazo de validade da vacina, sendo assim, a vacina está dentro do prazo de validade.

O que faltou? Comunicação? Lógico. Comunicação hoje em dia é tudo e o que faltou foi informar a população sobre a questão dessas vacinas, uma vez que se a população estivesse ciente, dezenas de pessoas que aguardavam para tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 não teriam simplesmente ido embora. Poderia ter sido feito um vídeo educativo, uma postagem em redes sociais, mas infelizmente isso só aconteceu quando esse blogueiro que vos fala expôs essa situação para a população. Inclusive fizemos um vídeo explicando para a população toda esse relato que estamos passando para vocês agora. No fim de tudo, foi um Deus nos acusa no Posto do Centro, o que poderia ter sido evitado, se os mesmo que fazem vídeos sobre o asfalto tivessem se preocupado em fazer um vídeo explicativo para a população, sobre a ampliação do Prazo de Validade da Astrazeneca.

Boatos? Claro que não foi boato. Boato é algo que se ouve e não é verdade e no caso concreto, foi uma informação que chegou, era verídica e precisava de uma melhor explicação, assim como fiz logo assim que soube do prazo estendido que a Anvisa determinou. Que isso sirva de lição para a gestão, para melhorar a sua relação de informação para a população, evitando assim, um caos.

A mesma Nota Oficial e Notas Técnicas que foram divulgadas após o episódio, deveriam ter sido feitas antes do acontecido, preservando dezenas de pessoas acima de 50 anos que deixaram de tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 por estarem desinformados.

Lembramos que a população de Alagoa Grande já sofreu com casos de vacina vencida, tendo inclusive aplicado 69 doses vencidas em Abril de 2021,  onde 1 pessoa já ganhou o direito de indenização no Tribunal de Justiça da Paraíba, conforme nota abaixo do TJPB.


Por causa desse caso que já teve repercussão nacional, sendo divulgada em primeira mão pelo Site Metrópoles, que situações como a que aconteceu no Posto de Saúde Unidade do Centro, deveriam ser bem mais divulgadas para a população, que muitas vezes nem estavam sabendo que a Anvisa tinha prorrogado o prazo de Validade da Astrazeneca. Que a partir de agora, a população seja bem mais informada por quem de direto, é o mínimo.

Vale salientar que a Anvisa determinou a ampliação da Validade da Vacina da Astrazeneca em 30 de Março e como alguns lotes já tinham sido distribuídos antes dessa data, e estavam com a data de validade antiga, enviou uma Nota Informativa, conforme abaixo:












Popular Posts