Eudes Vidal (Dedeu) - Comissão de Carnaval, Marcelo Félix - Secretário de Cultura e Roan Marques - Presidente do Bloco |
O carnaval é a maior expressão de liberdade e movimento que determina a cultura de um povo em suas características, costumes e memorias.
Em Alagoa Grande não é diferente uma vez que o carnaval vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais com seus vários blocos de rua a exemplo do Zé Pereira e as Virgens do frei Damião, que arrastam multidões levando a alegria e a descontração do carnaval. Pensando nisso surge o interesse na criação de um novo conceito de bloco que vem agregar e fortalecer a cultura no município. O bloco Acanaiados surge inspirado no Cafuçu com uma proposta diferenciada. inspirado em blocos que foram criados como forma de se integrar ao pequeno movimento em torno da retomada do carnaval de rua, nas famosas prévias carnavalescas.
Os Acanaiados vêm com a proposta de evidenciar o Brega que é um estilo e um gênero musical brasileiro que abrange vários ritmos musicais e que está inserido no carnaval com um contexto de alegria e descontração uma vez que a palavra Acanaiado é popularmente usada para pessoas que se vestem de forma a ser considerada brega.
É sabido que os blocos de rua fazem toda a diferença no carnaval de todo o brasil, e cada um que seja mais criativo e cada vez mais raiz, trazendo à tona os antigos carnavais e seus vários homenageados, com isso o bloco pretende diferenciar os seus homenageados remontando assim parte da história do município e região, possibilitando um recorte de memória que será contada ano a ano em suas camisetas diferenciadas uma para cada enredo, além de sua comissão de frente diferenciada. Os Acanaiados trarão a memória já em seu brasão nas cores verde e branco que traz referências culturais como:
-O pandeiro que nos remete ao símbolo de um dos maiores musicistas da história e que pertence ao município, o saudoso Jackson do Pandeiro além de ser um símbolo do samba.
- A Margarida que traz além da memória de mais uma figura histórica de Alagoa Grande, se tornou o símbolo da luta e da resistência assim como o próprio carnaval.
- O Verde que representa as nossas matas e vales, uma característica forte do nosso brejo, além da cana de açúcar faz parte de nossa historias através dos seus engenhos e desenvolvimento econômico.
- O branco que representa nossas águas através de suas nascentes, cachoeiras e lagoas que tanto favorecem a nossa região.
Inicialmente os Acanaiados sairá na famosa quarta feira de fogo como uma previa carnavalesca, puxado por uma atração musical a ser pensada de forma coletiva pensando-se em um cortejo mais Histórico através das memorias arquitetônicas da cidade buscando dos foliões diferentes opções para brincar o carnaval de maneira familiar e criativa uma vez que a ideia é se vestir de alegria através de figurinos elaborados, escrachados com ênfase no brega, na festa criativa e popular, procurando valorizar a área urbana de fundação da cidade.
A origem dos Acanaiados surge da necessidade de nos reconhecermos como brincantes que somos, de maneira divertida e responsável, tornando essa nossa brincadeira e algo familiar, histórico, criativo e acima de tudo identitário. Resgatando memorias, belezas e autenticidade no carnaval Alagoa-grandense nos anos vindouros.